Premiação reconhece iniciativas e profissionais que promovem o turismo negro no Brasil. (Foto: Agência Brasil)
O Rio de Janeiro foi eleito o melhor destino nacional no 3º Prêmio Afroturismo, entregue na segunda-feira (14), durante a WTM Latin America. A iniciativa, promovida pela plataforma Guia Negro, reconheceu dez categorias que se destacaram no setor em 2024, fortalecendo o afroturismo como segmento estratégico para o turismo brasileiro.
Premiação reforça protagonismo do turismo negro no país
Além da capital fluminense, outros destaques da edição foram o Museu da História e da Cultura Afro-brasileira (Muhcab), apontado como melhor atração turística, e São Luís (MA), reconhecida na categoria Destaque Guia Negro. A premiação contou com 32 jurados ligados ao setor, como consultores, guias, hoteleiros e especialistas em turismo.
Criado em 2023, o prêmio teve sua primeira edição presencial na WTM Latin America. Para Guilherme Soares Dias, fundador do Guia Negro, a condecoração simboliza um avanço na consolidação do afroturismo como mercado e movimento de valorização da cultura negra. Ele destaca o crescimento do interesse, tanto nacional quanto internacional, por experiências que envolvem a história e a cultura afro-brasileira.
>>>CONFIRA AS OUTRAS REDES SOCIAIS DO BORA COMIGO<<<
Afroturismo é estratégia de promoção internacional do Brasil
O presidente da Embratur, Marcelo Freixo, afirmou que o Prêmio Afroturismo reconhece os destinos e profissionais empenhados em promover o afroturismo. Segundo ele, é impossível pensar na imagem do Brasil para o mundo sem destacar a diversidade, inclusão e sustentabilidade.
A coordenadora de Diversidade, Afroturismo e Povos Indígenas da Embratur, Tania Neres, ressaltou que o afroturismo não se limita à oferta de roteiros. Trata-se de uma abordagem que busca estruturar um turismo antirracista, com potencial para atrair viajantes interessados em cultura e história afro-brasileira.
Black Travel Summit no Brasil e visibilidade internacional
Em 2023, o Rio de Janeiro sediou o Black Travel Summit, um dos principais eventos mundiais do afroturismo, consolidando o interesse crescente no segmento. A presença do evento no Brasil fortaleceu a agenda da Embratur voltada à diversidade e ao protagonismo negro no setor turístico.
Vencedores do Prêmio Afroturismo 2024
Entre os premiados na edição deste ano estão:
-
Melhor destino nacional: Rio de Janeiro
-
Melhor destino internacional: Colômbia
-
Melhor atrativo turístico: Muhcab (Rio de Janeiro)
-
Melhor experiência fora do eixo Rio/São Paulo/Salvador: Rotas Afro – Julia Madeira
-
Melhor afroempreendimento: Embaixada Preta
-
Destaque Guia Negro: São Luís (MA)
Leia também | Turismo no Ceará cresce no 1º trimestre de 2025