Mais de cem estabelecimentos do setor de turismo em Fortaleza, incluindo hotéis, pousadas, restaurantes, coworkings e agências de viagem, já receberam o selo Fortaleza Bilíngue. Entregue pela Prefeitura de Fortaleza através da Secretaria Municipal do Turismo (Setfor), o selo certifica que o local possui fluência em um segundo idioma, desde que pelo menos 10% de seu quadro de atendimento ao cliente ou recepção sejam fluentes.
O selo Fortaleza Bilíngue foi instituído pelo Decreto nº 15.749, de 2023, e atualizado pelo Decreto n° 15.931, de 2024. Ele garante que o estabelecimento oferece atendimento em inglês, francês, espanhol, italiano e/ou alemão. Este selo é parte de um esforço para melhorar a comunicação e a qualidade do atendimento aos turistas estrangeiros que visitam a cidade.
Ivana Bezerra, presidente da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis Ceará (ABIH/Ce), destaca a importância do selo tanto para os empreendimentos quanto para os profissionais. Segundo ela, a certificação melhora a experiência dos turistas e aumenta a confiança dos funcionários. "É muito bom poder receber o turista da melhor forma possível, que é se comunicando bem", afirma. Ela acrescenta que o selo tem gerado resultados positivos, trazendo mais segurança e satisfação aos trabalhadores e beneficiando o destino como um todo.
O Selo Fortaleza Bilíngue integra a segunda fase do Programa Fortaleza Bilíngue, coordenado pela Fundação de Ciência, Tecnologia e Inovação de Fortaleza (Citinova). O programa é uma parceria entre diversas secretarias municipais e visa, em 10 anos, atingir a meta de que metade da população jovem de Fortaleza tenha um nível intermediário de um segundo idioma. Lançado em julho de 2023, o programa atua em três eixos: alunos e professores da rede pública, profissionais do setor produtivo e a população em geral.
Comments