top of page
Foto do escritorEric Viana

Estádio da Luz: O gigante de Lisboa que abriga os encarnados

Atualizado: 24 de fev. de 2022

Quem me conhece sabe que eu sou perdidamente apaixonado por futebol. Desde pequeno eu devoro livros e informações sobre a história do melhor esporte do mundo. Quando é possível adicionar o elemento turismo nessa história, a situação fica perfeita. Não sei você, mas considero a visita a certos estádios como um ponto crucial nos lugares que conheço. Aproveitando essa deixa maravilhosa, hoje te apresento a história do Estádio da Luz, maior estádio de Portugal e que, por alguns anos, já foi o maior da Europa.


Primeiros Anos:


O Sport Lisboa e Benfica é o maior campeão de Portugal. O clube encarnado foi fundado em 1904, mas ele teve uma casa para chamar de sua somente no ano de 1954. O nome Benfica, inclusive, se deve à localidade onde ele foi iniciado, a Freguesia de Benfica, que fica no sudoeste da capital lusitana.


Foram 5 décadas perambulando pelos campos de futebol de Lisboa, alugando ou recebendo emprestado terrenos de diversos clubes, inclusive do Sporting Clube de Portugal, o seu arquirrival desde sempre.


No ano de 1946, o clube conseguiu um acordo com a Câmara Municipal de Lisboa para construir a sua casa. O canto escolhido foi o Largo da Luz, em um terreno pertencente à Igreja de Nossa Senhora da Luz, que deu nome ao Estádio.


Os projetos foram iniciados nos primeiros anos da década de 1950 e, em 14 de Junho de 1953, a pedra fundamental foi colocada, dando início à construção da catedral benfiquista. Pouco mais de 1 ano depois, no dia 1º de Dezembro de 1954, o estádio foi oficialmente inaugurado. No jogo entre Benfica e Porto os donos da casa foram derrotados pelo placar de 3x1 diante de mais de 40 mil pessoas.

Estádio da Luz, em Lisboa, nos anos 1950


Ampliação:


Inicialmente projetado para abrigar 40 mil torcedores, os presidentes do Benfica se viram obrigados a aumentar o estádio, muito por causa dos sucessos do clube em âmbito nacional. Com a conclusão da primeira obra do Terceiro Anel, a capacidade foi ampliada para 70 mil torcedores. Foi nessa fase em que Eusébio e Cia trouxeram para Lisboa as suas 2 únicas Ligas dos Campeões, conquistadas pelos encarnados nos anos de 1962 e 63.


O Terceiro Anel teve o seu fecho completado no ano de 1985. Com isso, a Luz se configurou como o maior estádio da Europa e o terceiro maior do mundo, podendo obrigar, oficialmente, 120 mil pessoas. Tudo bem que o conceito de oficial nos anos 1980 era meio deturpado e que a Luz, mesmo podendo abrigar 120, chegou a comportar 135 mil pessoas em 1987, 127 em 1991 e assim se deu em algumas outras ocasiões.


A evolução das medidas de segurança fez com que assentos individuais fossem acatados. Com isso, a capacidade foi reduzida para 78 mil pessoas.


Estádio da Luz, em Lisboa, nos anos 1990

Nova Luz:


Os anos 1990 não foram bons para o Benfica. Tanto esportiva quanto financeiramente o clube sofreu bastante. Para completar, no fim da década, a Federação Portuguesa de Futebol ganhou da UEFA a oportunidade de realizar a Eurocopa de 2004 no país. Com isso, ficou a dúvida de como seria a participação da Luz e, consequentemente, do Benfica no torneio.


Depois de muitas discussões internas, ficou decidido, em 2001, que a Luz seria demolida em sua integridade para dar lugar à nova catedral. Com a construção do novo estádio já em andamento, o Benfica se despediu da sua eterna casa no dia 22 de Março de 2003, em partida válida pelo Campeonato Português. Já no dia 25 de Outubro do mesmo 2003 a arena foi oficialmente inaugurada. A Luz foi o palco da final da Eurocopa 2004, na qual Portugal chegou à final, mas foi derrotada pela Grécia pelo placar de 1x0. Atualmente o estádio abriga 65 mil espectadores.




Estádio da Luz, em Lisboa, nos dias atuais


Você deve estar se perguntando “Sim, e cadê o turismo nessa história?”.


Bom, chegamos agora nesta parte!


É possível conhecer as instalações do Estádio, começando pelo Museu Benfica Cosme Damião, em que se encontram informações sobre a história do Clube e do próprio estádio. Lá você pode encontrar troféus, uniformes, itens históricos e muito mais sobre os Encarnados. Também é possível conhecer toda a Arena, como seus vestiários, camarotes, arquibancadas e tudo mais. É um passeio fenomenal para quem gosta de futebol e de como ele mexe com a paixão de toda uma cidade!



Entrada do Estádio da Luz, em Lisboa




 

Caro amigo Leonino, não fique enciumado! Hoje o texto foi sobre a casa do Benfica, mas o texto sobre o Alvalade já está em produção. Seja paciente e logo você será representado neste site. Até lá!



179 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


  • TikTok
  • Instagram
  • Youtube
bottom of page