Monumento recebeu mais de 175 mil pesquisas e impulsiona o turismo no Rio de Janeiro.

O Cristo Redentor foi a atração turística do Brasil mais pesquisada por estrangeiros na internet em 2024, registrando 175,7 mil buscas ao longo do ano, segundo dados da plataforma Similarweb. O levantamento faz parte da nova edição da revista Tendências do Turismo 2025, publicada pela Embratur e pelo Ministério do Turismo (MTur). Além do Cristo, o Rio de Janeiro segue como o destino mais procurado por turistas internacionais e é o foco da nova campanha de promoção turística “Rio, Cidade Abençoada”, lançada recentemente na Bolsa de Turismo de Lisboa (BTL).
Rio de Janeiro segue na liderança como destino turístico internacional
O levantamento apontou que o Rio de Janeiro continua sendo o destino mais procurado por turistas estrangeiros nos mecanismos de busca, consolidando-se como a principal porta de entrada do Brasil. De acordo com Marcelo Freixo, presidente da Embratur, a capital fluminense é um ícone internacional.
“O mundo identifica o Brasil quando vê o Cristo Redentor. O Rio de Janeiro é o grande cartão-postal e a porta de entrada do país. Mas a maior riqueza de nossa cidade não se traduz em imagens, e sim na nossa capacidade de acolher todos os povos do mundo, independentemente de credo, cor da pele ou região do planeta. Esse é o Rio que vamos mostrar para o mundo”, afirmou.
A campanha “Rio, Cidade Abençoada” pretende fortalecer o turismo religioso e esportivo na capital, destacando suas belezas naturais, cultura vibrante e infraestrutura turística consolidada.
As atrações mais buscadas pelos estrangeiros
Além do Cristo Redentor, outros destinos brasileiros se destacaram no ranking das atrações mais pesquisadas no exterior. As Cataratas do Iguaçu, no Paraná, ficaram em segundo lugar, seguidas pelo Pão de Açúcar, no Rio de Janeiro. A cidade maravilhosa liderou a lista com quatro atrativos entre os dez mais buscados, reforçando seu protagonismo no turismo nacional.
Ranking das atrações brasileiras mais pesquisadas em 2024
1. Cristo Redentor (RJ) – 175,7 mil buscas
2. Cataratas do Iguaçu (PR) – 50 mil buscas
3. Pão de Açúcar (RJ) – 43,9 mil buscas
4. Lençóis Maranhenses (MA) – 12,3 mil buscas
5. Maracanã (RJ) – 12 mil buscas
6. Chapada Diamantina (BA) – 11,5 mil buscas
7. Parque Lage (RJ) – 6,9 mil buscas
8. Museu do Amanhã (RJ) – 6,3 mil buscas
9. Pelourinho (BA) – 5,9 mil buscas
10. Avenida Paulista (SP) – 5 mil buscas
A expectativa para 2025 é que o Rio de Janeiro continue entre os destinos mais pesquisados, impulsionado pelo crescimento no fluxo de turistas internacionais e pela forte demanda por passagens aéreas para o Brasil.
Recorde de visitantes internacionais no início de 2025
Nos primeiros meses de 2025, a chegada de turistas estrangeiros ao Brasil bateu recordes. Somente em janeiro, o Rio de Janeiro recebeu 502.259 visitantes internacionais, um crescimento de 50,4% em relação ao mesmo período de 2024, quando 333.903 turistas desembarcaram na cidade.
Os turistas que mais visitaram o estado foram originários da Argentina, Chile, Estados Unidos, Uruguai e França. O aumento no fluxo de visitantes é atribuído à infraestrutura aprimorada, ações de promoção internacional e diversidade de experiências que o Rio de Janeiro oferece, desde as praias icônicas até a vida noturna animada na Lapa.
Para Freixo, a capital fluminense segue como referência para o turismo brasileiro.
“O Rio de Janeiro é o cartão-postal do Brasil e nosso maior atrativo internacional. Estamos investindo na promoção do turismo internacional, melhorando a infraestrutura e facilitando o acesso. Queremos não apenas fortalecer o turismo na capital, mas também impulsionar outros destinos do estado, tornando-os ainda mais atrativos para estrangeiros”, destacou o presidente da Embratur.
Comments