Quem já foi a Santiago, no Chile, deve ter conhecido o Mercado Central da Cidade. Inaugurado em 1872, o Mercado abriga uma das maiores jóias da gastronomia chilena, a Centolla. Hoje te apresento um pouco sobre o famoso King Crab.
A Centolla é o caranguejo gigante que nada nas águas geladas do Sul do Chile. O bichão pode alcançar mais de 1 metro de envergadura e pesar mais de 2kg. O seu preço não é a coisa mais convidativa do mundo, ele fica por volta dos 50 mil pesos (350 reais/Dez 2020), mas é uma experiência única e que vale a pena tomar esse prejuzinho.
A Centolla é servida inteira, muito para o turista tirar uma foto segurando as pontas do animal e mostrar o quão gigantesco ele é, mas você pode ficar tranquilo, pois quem faz todo o trabalho de abrir as patas e tirar toda a carne do marisco é o garçom. Como acompanhamento, estão inclusos -e por conta da casa- arroz, batata frita e purê de batata. Serve 3 pessoas tranquilamente, até 4, dependendo da fome.
Dentro do Mercado, o restaurante mais famoso, sem sombra de dúvida, é o Donde Augusto. Famoso entre os turi
stas que visitam Santiago, o Donde ocupa quase todo o primeiro piso do local. Sua frente luminosa e suas diversas camisas de futebol (um convite para pessoas que nem eu)
chamam muito a atenção. Por isso ele está sempre lotado de turistas, entre eles -claramente- os brasileiros.
Mesmo sendo o prato mais famoso, a gastronomia chilena não é feita apenas de Centolla. Muitas pratos usam o Abacate como base, outros usam o milho e por aí vai… A comida do Chile oferece diversas opções interessantes, mas isso é papo para outro dia. Até lá!