top of page
Foto do escritorEric Viana

Conheça a história do Castelo de São Jorge, em Lisboa

Atualizado: 13 de jun. de 2022

Quem faz uma visita a Lisboa não deixa de perceber o Castelo de São Jorge. A estrutra, que é um dos principais cartões-postais da capital lusitana, fica no -tão histórico quanto- bairro da Alfama, na parte alta da cidade. Outrora dominada pelos Mouros, o Castelo já foi lar dos Reis de Portugal, já passou décadas em situação de abandono e hoje (em condições sanitárias normais) recebe mais de 1 milhão de visitantes por ano. Neste texto eu te conto um pouco mais sobre ele. Confere aí!


Castelo de São Jorge, em Lisboa

Lisboa, em todo o decorrer de sua história, já pertenceu aos mais diversos povos da Idade Antiga. Romanos, Fenícios, Suevos, Visigodos e por aí vai. No entanto, foi sob o domínio dos Muçulmanos, no Século XI, que a fortificação foi construída. Na época, integrava a alcáçova, zona em que os nobres da época habitavam.


O apogeu do Castelo se deu após a conquista da cidade por D. Afonso Henriques, o primeiro Rei de Portugal, em 25 de Outubro de 1147. A data, inclusive, ficou marcada como o Dia do Exército, feriado nacional em Portugal. Com o domínio dos Cristãos, a fortificação, batizada em homenagem a São Jorge, padroeiro do Exército Português, passou a ser o lar da realeza. Os cômodos, que seguem -até hoje- com arquitetura islâmica, foram adaptados para abrigar o Rei, a Corte, e o Bispo. Tal função seguiu até o Século XVI, quando teve início a União Ibérica.


Paredes do Castelo de São Jorge, em Lisboa

Com Portugal sob domínio dos espanhóis, o Castelo assumiu a função de fortificação militar. Com o desgaste dos anos e da intensa atividade sísmica sofrida por Portugal, a estrutura foi ficando danificada cada vez mais. Com o Terremoto de 1755, o mais devastador de toda a história europeia, foi selado o declínio estrutural do local.


Foi somente no ano de 1910, depois do Castelo de São Jorge estar totalmente descaracterizado e degradado, que ele foi classificado como Patrimônio Nacional de Portugal e, principalmente na Década de 1940, em meio à Ditadura de Salazar, e nos anos 1990, a estrutura foi reformada para o que conhecemos hoje.


Para visitar o Castelo de São Jorge, hoje, é bem fácil. Os ingressos podem ser comprados por meio do site oficial. Para adultos acima de 25 anos, o valor fica em 10€. Para jovens e idosos, 8,5€. Para habitantes de Lisboa a entrada é franca.


Vista de Lisboa. Ao fundo, o Castelo de São Jorge

O visitante pode conhecer o Castelejo, feito no Século XI, os Jardins, o Núcleo Museológico, com os itens de várias culturas que já passaram pela região que hoje é Portugal, os vestígios do antigo Paço Real, que foi praticamente destruído pelo Grande Terremoto, e, não menos especial, o Miradouro. A vista que o Castelo de São Jorge oferece de Lisboa é uma das cenas mais exuberantes que você pode experimentar.



34 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


  • TikTok
  • Instagram
  • Youtube
bottom of page