Porto é a segunda maior cidade de Portugal. Com um pouco mais de 200 mil habitantes, a cidade que fica no noroeste do país pode até parecer pequena. Mas a gente sabe que existe muito o que conhecer.
O Bairro da Catedral guarda grande parte da história de Porto. Nessa região, central na cidade, podemos ter uma noção do esplendor português nos seus períodos áureos. Neste texto eu te explico o que não deixar de conhecer por lá.
Estação de São Bento:
Construída em 1916, ela já foi um convento em outros tempos. Atualmente, é a estação central de trem de Porto. O projeto é de autoria do arquiteto Marques da Silva. O seu interior, por sua vez, conta com o já clássico e valorizado azulejo português.
São mais de 20 peças contando a história de Portugal. As gravuras foram feitas pelo grande artista Jorge Colaço, referência no país.
A estação continua funcionando normalmente, embora tenha passado por reformas na década passada. Em 2011, foi elencada pela Travel + Leisure como uma das estações de trem mais bonitas do mundo.
Igreja da Sé:
Poucos metros distante da Estação, fica a Igreja. Inicialmente, nos séculos XII e XIII, foi construída para ser uma igreja-fortaleza. A sua rosácea, que fica na fachada do edifício, data do século XIII.
A arquitetura do local é uma mistura dos estilos Romântico, Gótico e Barroco. Com o passar dos anos, novas reformas foram feitas e nelas eram aplicados os gostos dos seus respectivos arquitetos.
A Sé do Porto possui um grande número de valiosas e belas capelas e claustros. Para mim, o destaque vai para o altar-mor, que foi construído em prata e foi salvo das tropas napoleônicas em 1807.
Igreja de Santa Clara:
Finalizada em 1457, a Igreja de Santa Clara apresenta o contraste entre a sua simplória fachada e o seu luxuoso interior. Fechada para reforma em 2016, foi reaberta no final de 2021.
Com arquitetura Barroca, a Igreja, com a reforma finalizada recentemente, agora oferece visita a lugares inéditos. Um deles é a área em que as Irmãs ficavam, na época em que o local era um mosteiro.
Além disso, a reforma trouxe um cuidado especial às obras que ornam a Igreja. Os detalhes talhados agora reluzem, após restauração. A visita guiada é uma excelente opção para quem quiser conhecer a história do local e de toda a cidade do Porto.
A visita ao Bairro da Catedral é algo obrigatório para se fazer quando estiver na cidade do Porto. Existe muito mais a se conhecer por lá, mas isso é assunto para outro texto. Se inscreva para não perder nenhum artigo e até breve!
Comments