A Junta da Freguesia de Arroios, localizada na Zona Central de Lisboa, é uma das áreas mais charmosas da capital portuguesa. Oficializada como freguesia em 2012, após a junção de 3 outras, Arroios é lar de cerca de 40 mil pessoas e quase 100 nacionalidades diferentes.
Mesclando monumentos históricos com uma vibe moderna inconfundível, Arroios foi nomeado pela revista Time Out como o bairro mais legal do mundo no ano de 2019. No longínquo ano de 2017, tive o prazer de morar em Arroios durante 6 meses. Neste texto conto um pouco sobre os melhores cantos para conhecer na freguesia.
Alameda D. Afonso Henriques
Pessoalmente, a Fonte Luminosa da Alameda D. Afonso Henriques é uma das construções que mais me encanta em toda a cidade de Lisboa. Inaugurada em 1948, a estrutura que homenageia o primeiro rei de Portugal apresenta 13 olhos d’água dispostos em quase 100 metros de largura. As construções dos escultores Diogo de Macedo e Maximiano Alves contrastam com o espetáculo das águas, formando uma cena monumental.
Para além da Fonte Luminosa, a Alameda oferece um gigantesco campo verde, excelente para fazer um piquenique ou jogar bola. Nas laterais do gramado, vários cafés -bem no estilo lisboeta de ser- deixam as suas mesas à disposição de visitantes.
A estação de Metrô de Alameda, conurbação das linhas Verde e Vermelha do Metropolitano de Lisboa, se encontra justamente embaixo do parque.
Mercado de Arroios:
Com quase 80 anos de história, o Mercado de Arroios é uma excelente pedida para quem quer conhecer a cara de um mercado de rua português. Em 2017, o mercado passou por uma grande requalificação, na qual teve sua cara totalmente transformada. Com os novos pavimentos e a reforma nos balcões, ele agora tem um ar, ao mesmo tempo, de vintage e de moderno.
Por ter 3 grandes supermercados nas suas imediações, o Mercado de Arroios passa por alguns momentos de dificuldade financeira. Ainda sim, os mais de 3.500m² de área do pavilhão abrigam vendas de carnes, peixes e leguminosas. Um local interessante de conhecer e, porque não, experimentar a comida portuguesa em um dos restaurantes do Mercado de Arroios.
Miradouro da Penha de França:
Por ser uma cidade com muitas ladeiras, Lisboa oferece vários miradouros para quem quiser apreciar a paisagem da cidade. Um deles é o Miradouro da Penha de França. De frente para a Igreja de Nossa Senhora de Penha de França, o largo é pequeno. São apenas dois bancos sob a sombra de duas oliveiras. No entanto, a vista da capital portuguesa é excelente.
Nele podemos ver a infinidade de prédios baixos que configuram o visual de Lisboa, assim como o arborizado largo de D. Estefânia. Até onde a vista alcança, é possível avistar o Rio Tejo, símbolo-mor da cidade, e também a ponte 25 de Abril, que o corta.
É um largo simples, mas o Miradouro da Penha de França é um excelente achado para quem quiser ver um dos melhores sunsets de Lisboa. Dica dos universitários: o visual combina muito com um belíssimo vinho alentejano.