Contratos reforçam parceria com estaleiro francês. (Foto: Divulgação)
A MSC Cruzeiros assinou nesta terça-feira (7) duas novas encomendas para navios da classe World, ampliando sua frota para um total de seis embarcações neste modelo. O contrato com o estaleiro francês Chantiers de l’Atlantique prevê as entregas do World Class V em 2029 e do World Class VI em 2030, consolidando o compromisso da companhia com a construção naval europeia e com o avanço sustentável na indústria de cruzeiros.
Compromisso com inovação e sustentabilidade
Para Pierfrancesco Vago, Presidente Executivo da MSC, a assinatura representa mais um marco importante na trajetória da empresa. “A confirmação das encomendas para os dois novos navios da classe World representa um novo marco em nossa notável trajetória de construção naval na França e a continuação do nosso plano industrial de longo prazo”, afirmou. Segundo ele, a série combina excelência em tecnologia ambiental com inovação na experiência a bordo, resultado da colaboração de mais de 20 anos com o estaleiro francês.
O Diretor Geral do Chantiers de l’Atlantique, Laurent Castaing, destacou a importância da parceria e a eficiência dos novos modelos. “Os navios World Class V e VI representam um marco na história da indústria de cruzeiros, com a melhor eficiência energética”, enfatizou.
>>> CONFIRA AS OUTRAS REDES SOCIAIS DO BORA COMIGO <<<
Padrões elevados em eficiência energética
Os novos navios manterão os altos padrões de eficiência energética característicos da classe World, superando o Índice Energy Efficiency Design Index (EEDI) da Organização Marítima Internacional (IMO). Estão preparados para operar com combustíveis alternativos, como bio-GNL e GNL sintético, além de contarem com motores de combustão interna de última geração, com tecnologia avançada para a redução das emissões de metano.
As embarcações também terão sistemas para conexão de energia proveniente de terra, diminuindo as emissões de carbono nos portos, além de tratamento de águas residuais em conformidade com as normas da IMO e inovações na gestão de resíduos.
Expansão contínua da classe World da MSC Cruzeiros
Atualmente, a frota conta com o MSC World Europa e o MSC World America. Outros dois navios estão em construção: o MSC World Asia, com estreia prevista para 2026, e o MSC World Atlantic, programado para entrar em operação em 2027. Assim como seus predecessores, os World Class V e VI vão oferecer uma experiência diferenciada, baseada no conceito de distritos a bordo, projetados para diferentes perfis de viajantes.
A assinatura dos contratos para as duas novas embarcações está sujeita à obtenção de financiamento, conforme prática do setor.
Leia também | Emirates é eleita a melhor companhia aérea do mundo