Nova rota internacional deve transportar mais de 20 toneladas semanais de frutas para o mercado europeu
A LATAM iniciou, nesta segunda-feira (7), a operação da nova rota internacional Fortaleza-Lisboa, com ocupação de 94% no voo inaugural. O trecho, que será operado até 20 de outubro, marca a terceira ligação internacional da companhia a partir da capital cearense, consolidando o estado como um dos eixos estratégicos de crescimento da malha aérea da empresa no Brasil.
Detalhes da operação
A nova rota contará com um voo semanal, sempre às segundas-feiras, em aeronaves Boeing 787, com capacidade para 300 passageiros, divididos entre as classes Premium Business, Economy+ e Economy. A viagem tem duração média de 7h30. A decolagem ocorre às 6h15 (hora local de Fortaleza), enquanto o retorno de Lisboa está marcado para 18h30 (hora local de Portugal). As passagens já estão disponíveis no site da LATAM e demais canais de venda.
Além do transporte de passageiros, a operação também deverá contribuir com a exportação de mais de 20 toneladas semanais de frutas, fortalecendo o escoamento da produção cearense para o mercado europeu por meio da LATAM Cargo.
Reforço na conectividade internacional do Ceará
Durante a cerimônia de lançamento, realizada no Aeroporto de Fortaleza, autoridades como o secretário estadual do Turismo, Eduardo Bismarck, e o presidente da Embratur, Marcelo Freixo, destacaram o impacto da nova rota para o desenvolvimento econômico do estado. Inclusive, para eles, a operação estimula a chegada de turistas europeus, especialmente portugueses, que historicamente figuram entre os maiores emissores de visitantes ao Ceará.
O governador Elmano de Freitas também celebrou a inauguração e afirmou que a parceria com a LATAM reforça o posicionamento do estado no cenário internacional. A rota, segundo ele, deve gerar mais oportunidades para o turismo e para os empreendedores locais. Além disso, o programa fortalece o roteiro Rota das Emoções, que inclui destinos cearenses, piauienses e maranhenses.
Infraestrutura e expansão estratégica
A operação da nova rota está sendo realizada em parceria com a Fraport Brasil, administradora do Aeroporto Internacional de Fortaleza. Segundo o vice-presidente da empresa, Leonardo Carnielle, a infraestrutura da capital está preparada para atender o crescimento da demanda aérea internacional.