Se você está em Fortaleza neste mês de agosto, vale incluir no seu roteiro uma parada no Centro Cultural Belchior (CCBel). É lá que a Festa de Iemanjá em Fortaleza começa sua programação, nesta quarta-feira (13/08), às 18h, com a abertura da exposição “Odoyá! Salve a Mãe de Todas as Cabeças!”. Posteriormente, a noite terá também roda de conversa e a apresentação “Faz a gira girar com os en-cantos do mar. Odoyá!”, do Grupo D´Passagem, proporcionando uma experiência cultural e sensorial única para moradores e turistas.
Uma imersão na devoção e na cultura
A mostra reúne registros fotográficos de 2016 que fazem parte do processo de reconhecimento da Festa de Iemanjá como Patrimônio Cultural Imaterial de Fortaleza. Dessa forma, com imagens que retratam oferendas, cortejos, danças e rituais nas praias da cidade, o visitante é conduzido a vivenciar a força e a beleza dessa celebração. Além disso, a curadoria é do antropólogo e pesquisador Jean dos Anjos, com obras de Flávia Almeida, Beto Skeff, Éden Barbosa, Luiz Alves, Manuel Filho, Allan Taissuke e do próprio curador.
Festa de Iemanjá em Fortaleza é patrimônio vivo da cidade
Desde 2018, a Festa de Iemanjá é reconhecida oficialmente como Patrimônio Cultural Imaterial, consolidando-se como um dos maiores eventos religiosos e culturais do Ceará. Dessa forma, o festejo, realizado em 15 de agosto, reúne milhares de devotos e visitantes, atraindo também turistas interessados na cultura afro-brasileira. Assim, nas areias de Fortaleza, a Rainha do Mar é celebrada com música, dança e oferendas que enchem o litoral de cor, som e fé.
Como visitar
A visitação à exposição é gratuita e acontece de terça-feira a sábado, das 9h às 21h. Assim, essa é uma oportunidade não apenas para conhecer mais sobre a Festa de Iemanjá em Fortaleza, mas também para vivenciar de perto um pedaço da história e da espiritualidade da cidade. Portanto, para quem visita Fortaleza nesta época, incluir o evento na programação é vivenciar uma experiência autêntica, que mistura turismo, cultura e devoção.
Serviço – Festa de Iemanjá em Fortaleza
Abertura da exposição “Odoyá! Salve a Mãe de Todas as Cabeças!”
📅 Data: quarta-feira (13/08)
🕕 Horário: 18h
🎭 Atração: “Faz a gira girar com os en-cantos do mar. Odoyá!”, do Grupo D´Passagem
📍 Local: Centro Cultural Belchior (CCBel)
💲 Entrada gratuita
Leia também | Regata de Jangadas da Caponga reúne esporte, cultura e tradição no litoral cearense